Pesquisadores no mundo todo estão focados no desenvolvimento de hospitais inteligentes, que trazem atendimento ágil, funcional e confortável. Nesse cenário, a tecnologia e assistência médica estão influenciando o design dos hospitais do futuro, facilitando a experiência dos pacientes e, consequentemente, obtendo maiores resultados de cura.
Por esse motivo, pensar na arquitetura e modernidade da construção de empreendimentos hospitalares é uma tendência em alta nos países mais avançados e leva grandes hospitais e núcleos de medicina de ponta tornarem-se grandes monumentos também.
Alguns deles, como o complexo de saúde americano Cleveland Clinic, radicalizam a proposta. Constituída de placas metálicas sobrepostas e com 199 janelas, a clínica de 6 000 metros quadrados foi desenhada como um espaço de estudo e tratamento de doenças neurodegenerativas.
No Brasil, a preocupação com a arquitetura hospitalar foi motivada pela criação do primeiro curso de Planejamento de Hospitais promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, 1950. Em São Paulo, o bairro do Butantã é muito visado pelo setor de saúde, por estar em evidência, principalmente na Pandemia, por abrigar alguns dos principais hospitais e centros de pesquisas do país. O bairro também é onde fica localizado um dos empreendimentos da Cambur, o Vila Parque Butantã, oferecendo facilidade para quem trabalha neste setor e precisa estar próximo aos principais pontos.
Acesse o site e saiba mais: https://cambur.com.br/’