Conheça mais sobre a teoria das cores e como ela pode te ajudar na decoração do seu lar

O círculo cromático é o instrumento primordial para entender um pouco mais sobre o assunto. Ele possui todas as cores primárias (azul, amarelo e vermelho), secundárias (laranja, verde e roxo) e terciárias (variações das demais). Esse conjunto é uma versão mais simples do espectro de cores percebido pelo olho humano. Com base nele, é possível criar paletas mais harmônicas que podem servir tanto para a pintura de paredes quanto para os objetos de decoração.

Veja algumas técnicas para nunca mais se perguntar se certas cores combinam ou não.

Monocromáticas: significa escolher uma única cor e trabalhar apenas com seus tons. Uma boa dica é utilizar um elemento ou parede com tom mais escuro e compor com móveis e objetos mais claros.

Análogas: três cores vizinhas no círculo cromático. É uma técnica simples e certeira que resulta em tons suaves, uma vez que não geram contraste.

Complementares: duas cores opostas no círculo cromático, resultando em um grande contraste, chamando mais atenção.

Tríade: cores que forma um perfeito triângulo no círculo cromático. A combinação mais clássica é o das cores primárias, trazendo mais alegria e movimento. Seguindo essas dicas, a combinação será sempre certeira e harmônica, mas não são as únicas maneiras de composição. O uso das cores varia de acordo com cada estilo, podendo ser algo pessoal e sentimental. 

Que tal trazer um pouco mais de cor para a decoração da sua casa?

Precisa de ajuda?
Fale com nossos corretores agora mesmo!